4Rodas: revelada a identidade de O Justiceiro



Nos meus 10 anos de Editora Abril escrevi para muitas revistas. Algumas experiências não deram muito certo. Outras foram inesquecíveis.

Uma das mais ousadas experiências desse tempo foi a coluna "O Justiceiro", publicada na revista 4Rodas. Numa publicação voltada ao automóvel particular, eu escrevi uma coluna em nome dos pedestres. E dos bons motoristas. O texto ia contra tudo o que o leitor da revista esperava. Criticava o comportamento tradicionalmente ruim de tantos maus motoristas brasileiros. Pedia polícia nas ruas para evitar o massacre diário de vítimas do trânsito. 

Num dos textos mais polêmicos eu descrevi um motorista que desobedeceu a meia dúzia de leis do trânsito nos 300 metros e 20 segundos que eu pude acompanhar sua trajetória criminosa. Levantei as multas e punições que ele receberia se houvesse um policial de trânsito na cola do meliante. Não sofreu nenhuma consequência, claro. Dez anos depois, o panorama continua praticamente o mesmo.

O Justiceiro era uma coluna anônima, e seu autor era identificado apenas por uma foto distorcida da minha silhueta, Era provavelmente a coluna menos querida entre os leitores. Porque eu não falava dos prazeres do carro, mas clamava por um comportamento responsável dos motoristas. Essa ousadia só foi possível com o apoio de Alfredo Ogawa (diretor de redação da 4Rodas), Sergio Berezovsky (chefe de redação), e Paulo Nogueira (diretor da Abril). Sinto falta dessa coragem na imprensa brasileira atual.

Comentários

Postagens mais visitadas