A Segunda Guerra: mais fatos, menos análises


Estou lendo The Second World War - A Complete History há mais de um ano. Já li outros livros sobre a Segunda Guerra, inclusive o clássico Ascensão e Queda do Terceiro Reich, de William L Shirer. Mas esta obra de Martin Gilbert me pegou de jeito.

Qual a diferença? Gilbert não quer explicar nada. Ele simplesmente conta como foi a Segunda Guerra. Com fatos, sem análises. Eu não preciso de análises. Os fatos me bastam.  A simples narração da loucura com que Adolf Hitler contaminou o mundo já é o suficiente para que eu nunca mais queira nada parecido. Nem agora, nem no futuro.

O livro descreve batalhas e estratégias, mas esse não é seu ponto. Seu forte é contar o dia a dia dessa grande catástrofe. Descreve com a mesma riqueza de detalhes a execução de 2.500 judeus num campo de concentração e a morte de um único guerrilheiro anti-nazista. Através dessa narrativa factual, a Segunda Guerra parece ainda mais absurda do que a conhecemos.

Sir Martin Gilbert escreveu 88 livros de História. Faleceu em 2015 aos 88 anos.

Sir Martin Gilbert


Comentários

Postagens mais visitadas