O que é um livro?


A resposta parece simples. Livro é aquele objeto de papel cheio de letrinhas que compramos na loja e colocamos na estante.

Obviamente digo isso com ironia, pois há muito tempo aderi ao livro digital. Livro para mim hoje se define melhor como "conjunto de letras e ilustrações colocados sobre fundo neutro" - que pode ser papel ou a tela do computador, do celular ou tablet.

Mas agora essa questão ficou ainda mais complicada para mim. Comecei a usar a plataforma Wattpad, onde você pode publicar o que quiser como se fosse um blog, mas cria uma capa e divide seu texto em capítulos. Como exercício, estou narrando uma viagem que fiz pela California em 1992:


O que é isso? Letras em fundo branco com ilustração. É Wattpad, mas quem disse que não é um livro? Me parece que o conceito de livro está se despindo de suas vaidades. Qualquer um pode escrever um livro? Sim. Qual o problema? Então basta abrir uma conta no Wattpad e começar a escrever o primeiro capítulo? Sim. Se vai virar um bom livro ou algo intragável, essa é uma outra história. Mas o caminho está aberto.


Comentários

Postagens mais visitadas