As obras de Augustus estão em exposição permanente no salão principal da minha memória afetiva


Eu nunca fui um aluno brilhante. Sempre preferi o caminho da auto-educação. E nos meus primeiros anos de escola, os conhecimentos básicos do mundo quem me passou foi essa inesquecível coleção de livros infantis de Monteiro Lobato editada pela Brasiliense. Levei a coleção comigo até onde pude, mas tive que me desfazer dela. Mas as imagens das capas estão gravadas a fogo no meu subconsciente. As ilustrações são de Augustus (pseudônimo de Augusto Mendes da Silva) - que não mereceu nem um minúsculo verbete na Wikipedia. Apagado.

Esses livros provavelmente já desapareceram em sebos e mesmo em latas de lixo. Felizmente algumas almas piedosas tiveram o cuidado de registrar essas obras de Augustus e elas estão (ainda que precariamente) disponíveis na internet. Minha memória agradece. Essas imagens estão em exposição permanente na zona de conforto da minha mente.









Comentários

Postagens mais visitadas