Além da Imaginação: anatomia de um clássico da TV


Quando tinha uns 10 anos eu era um fanático leitor de qualquer coisa que aparecesse com letras na minha frente. Provavelmente por isso fiquei tão impressionado com um episódio específico da série Twilight Zone, apresentado no Brasil como Além da Imaginação. Gravei aqueles 25 minutos de magia do episódio "Time Enough at Last" no meu cérebro para sempre. 

Agora, depois de 50 anos, voltei a assistir o capítulo (via Netflix) como se recordasse de um velho sonho. Foi escrito pelo criador da série, Rod Serling e dirigido por John Brahm. Seu protagonista é o grande ator Burgess Meredith, que ficou mais famoso interpretando o Pinguim na série Batman. Essa obra prima de 1959 é uma fantasia, portanto sem compromisso com a exatidão científica. Pode ser resumida assim:


Com seus óculos fundo-de-garrafa, o bancário Henry Bemis não consegue parar de ler. Mesmo no balcão, ele atende os clientes com um tomo de David Copperfield sobre as pernas. O presidente do banco o repreende pela atitude distraida e o ameaça de demissão. Em casa, sua mulher arranca o jornal de suas mãos e destrói um livro de poesia depois de ter rabiscado todas as suas páginas.


De volta ao banco, ele aproveita um momento de folga e vai até o único lugar onde consegue ler em paz: trancado no cofre. A manchete do jornal fala de uma nova e devastadora bomba nuclear. Acontece uma enorme explosão lá fora, que desacorda Henry. Quando volta a si, abre a porta do cofre e descobre que o banco está completamente destruído. E que a cidade agora é uma ruína desabitada.



Henry tem comida de sobra e sobreviveu por estar trancado no cofre. Com medo da solidão, pensa em se matar. E então percebe que está bem em frente à biblioteca municipal. E que todos os livros que ele queria estavam preservados à sua espera. Henry separa por pilhas os volumes que pretende ler nos próximos anos. Agora tem todo tempo do mundo e ninguém para atrapalhar. Decide pegar mais um livro solto. Perde o equilíbrio. Os óculos caem e quebram. "Isso não é justo", ele sussurra na escadaria, em meio aos livros que não poderá ler. "Não é justo".

The Twilight Zone (c) CBS

Comentários

Ricardo Soares disse…
Também assisti (mês passado) pelo Netflix que o Gui assina...pra mim esse é o episódio síntese, o mais brilhante de toda a série...sensacional... que nunca nos faltem óculos para ler o que quisermos...
Anônimo disse…
Dagomir
Depois de ver sua descrição do espisódio é impossível não ficar com uma vontade louca de rever o filme.
Que obra prima hem?
ab
joão antonio

Postagens mais visitadas