RIP JT


SÃO PAULO (O Globo) - Em nota divulgada no início da tarde desta segunda-feira o diretor presidente do Grupo Estado, Francisco Mesquita Neto, anunciou o fim da circulação do “Jornal da Tarde”, depois de 46 anos de publicação. A última edição do “JT” será a desta quarta-feira.

O JT foi muito influente na minha adolescência, quando decidi
 ser (entre outras coisas) jornalista. Não preciso lembrar de sua linguagem renovadora, de seu rompimento com alguns velhos padrões da imprensa, de sua ousadia gráfica. Isso, todos já sabem.

Mas tenho algumas lembranças mais pessoais do JT. Uma foi a coluna diária de filmes de TV assinada por Rubens Ewald Filho. Aprendi muito com ele, quando não havia outra fonte de informação possível. 

Outra grande influência foi a página de quadrinhos do Jornal da Tarde. Lá eu conheci tiras que me marcaram como O Feiticeiro (Wizard of Id), AC (BC), Steve Roper, James Bond e Modesty Blaise. Já adulto, escrevi várias matérias para o JT e cheguei a ter uma coluna de rádio. Fui também entrevistado pelo jornal várias vezes.

Fico triste com o fim repentino do Jornal da Tarde. Sinto pelos postos empregos que serão perdidos.  E mais que tudo sinto pela chance desperdiçada. O JT poderia ter sido transformado no grande laboratório digital da imprensa diária brasileira. Poderia ser o equivalente ao nosso The Daily.

Obrigado por tantos anos de boa leitura.


Modesty Blaise

Comentários

Postagens mais visitadas