O Retorno de Ulisses


Lá por 2003 a revista Viagem & Turismo (da editora Abril) lançou uma edição especial sobre a Grécia. Fui convidado a escrever os roteiros de duas histórias em quadrinhos com temas mitológicos. A primeira dessas histórias tinha como título um trocadilho infame ("Prometeu tem que Cumprir") e foi ilustrada por Jefferson Costa. Seu tom era completamente cômico, meio inspirado no desenho animado Hercules, da Disney.


Como artista da segunda história, contei com um nome internacional: Bruno d'Angelo, que já havia ilustrado um roteiro meu na revista Contos Bizarros - Serial Killers. Eu peguei um resumo da Odisséia, de Homero e o compactei ainda mais para 4 páginas de quadrinhos. Foi como reescrever a Bíblia no Twitter. O tom tanto do roteiro quanto da arte foram de seriedade e reverência à narrativa de quase 3 milênios de idade.


Além de eventual parceiro, eu sou um grande fã do Bruno D'Angelo. Ele consegue ter um estilo próprio e ao mesmo tempo se adaptar a cada história que ilustra. Sua concepção clássica para o Retorno de Ulisses segue um estilo completamente distante da "sujeira" usada em O Filho de Sam (de Contos Bizarros). A arte de Bruno é mais conhecida nos EUA do que no Brasil. Infelizmente a narrativa (em páginas duplas) ficou prejudicada nesta versão eletrônica (página-a-página). Em compensação, você vai poder apreciar melhor os detalhes das ilustrações lendo a história em modo tela cheia.


Para ler O Retorno de Ulisses, de Bruno d'Angelo e Dagomir Marquezi, clique aqui ou no detalhe abaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas