A responsabilidade de adaptar uma grande autora

Maria Adelaide Amaral

No final de 2011, o diretor e produtor Ricardo Pinto e Silva me convidou para adaptar o romance Estrela Nua - Amor e Sedução. Adorei. O livro de Maria Adelaide Amaral traz o divertido romance entre uma cantora de música lírica e um jovem tecladista. Tentei explorar esse choque de universos culturais: de um lado, o rock de periferia; do outro, as lendárias canções no estilo Gershwin. 


Maria Adelaide é uma autora portuguesa que vive no Brasil desde os 12 anos. Escreveu 24 peças de teatro, 11 romances e 18 novelas, minisséries e seriados para a TV Globo. A última novela foi o remake de Ti-Ti-Ti (2010/2011), e a minissérie, Dercy de Verdade (2012).


Estrela Nua trata de temas universais: o choque de gerações, o amadurecimento, a realização artística e profissional. Pode virar um telefilme na TV Cultura. A partir do momento que o roteirista entrega o script ao produtor, já não tem mais controle sobre ele. E isso é normal em cinema. 


Mandei essa minha versão original também para Maria Adelaide. E recebi da autora uma mensagem que me deixou feliz:  "Fiz uma leitura dinâmica do roteiro e adorei. Teria diminutas observações, mas tão diminutas que nem vale a pena perder tempo com elas."

Já tive livro adaptado para TV por outro autor. É como entregar um filho para ser criado por outro pai. No caso de uma escritora do tamanho artístico de Maria Adelaide Amaral, a responsabilidade ficou ainda maior. Mas nem um pouco pesada.


Comentários

Postagens mais visitadas