Chico Anysio, o detetive do Tahití e eu


Em outubro de 2011 Ana Belly, a filha do grande escritor Helio do Soveral, me mandou um email dizendo que o Chico Anysio estava interessado em produzir alguma coisa da obra do pai dela. E me pediu uma ajuda nesse contato. Por email, eu me apresentei ao Chico como um especialista no obra do Soveral. E perguntei qual era sua idéia para que eu pudesse explicar à Belly. Sua resposta:
"O que eu quero são as histórias do detetive que morava no Tahiti. Vou adaptá-las para a TV".
Fiquei espantado. Aquele era um senhor de 80 anos de idade que entrava e saia de internações hospitalares, financeiramente resolvido, que poderia se aposentar de vez e descansar o resto de sua vida. E, no entanto, ele queria fazer um novo e complicado projeto para TV. Respondi que ele se referia a KO Durban, a criação mais famosa de Helio do Soveral. E esclareci que não era um "detetive do Tahiti", mas um espião do Havaí. E já me prontifiquei a ajuda-lo nesta tarefa, declarando-me sem falsa modéstia o maior especialista em KO Durban do mercado. Chico respondeu:
"dEIXE EU TENTAR ADAPTA-LO PARA A tv "
Eu imediatamente deixei claro: "Oi, Chico, eu não tenho que "deixar" nada. Só estou oferecendo minha ajuda. Boa sorte!" Ele ainda teve a gentileza de me responder no dia 19 de outubro:
Muito grato, Dagomir.
Chico
156 dias depois, ele se foi. E eu vou carregar para sempre a satisfação de saber que o gênio de Maranguape e eu somos fanáticos pelo mesmo personagem.

Arte: Benício

Comentários

Chiz disse…
Eis aqui mais um admirador de KO Durman, cujas aventuras publicadas pela Monterrey eu devorava com sofreguidão juvenil...
Dagomir Marquezi disse…
O primeiro volume está aqui:

http://pt.scribd.com/dmarquezi/d/64225284-KO-Durban-01-Traicao-no-Vietnam-V1

Postagens mais visitadas