O último trem para Rio Claro

No dia 10 de novembro de 1988 eu parti com meu filho para uma visita a um grande amigo, que morava na cidade de Rio Claro, interior de São Paulo. Por alguma razão em vez da Rodoviária, fomos parar na estação da Luz. Onde descobrimos que em alguns minutos seria inaugurada uma nova linha de trem para o interior. Que passava por Rio Claro.


O trem era velho, mas estava todo reformado. Era lento também. Para nossa felicidade, porque assim a viagem demorou mais. O Icaro tinha então quase 4 anos, e a magia da primeira viagem de trem ninguém esquece. Quando chegamos em Rio Claro já era noite.  


Na estação de Rio Claro meu amigo Paulo Sérgio Rodrigues nos esperava. Ele tinha comprado uma das primeiras câmeras de vídeo para uso doméstico e registrou nossos dias na cidade. A cena está escura, precária, mas é o registro de um momento hoje banido de nossas vidas. O ritual da chegada do trem na curva, o sino, o ruidos dos freios, tudo isso se foi. Eu chego a aparecer com o Icaro pouco antes do final. A voz no início (falando em "relógio") é do Paulo Sergio. Ele faleceu quase que exatamente 20 anos depois deste registrar essas imagens. Eu dediquei um post a ele que você lê clicando aqui. Neste video, a volta no tempo:

Comentários

Oi, Dagomir.

O serviço de trens de passageiros no estado de São Paulo só seria encerrado em março de 2001.

Abraço,
Alexandre
Dagomir Marquezi disse…
Obrigado Alexandre!
Divanir Marquezi disse…
E tres dias depois, nasciam seus sobrinhos. Que estranho, não?
Dagomir Marquezi disse…
Nossa. É verdade. 3 dias depois nasciam meus sobrinho... Um deles, aliás está pilotando Audi a 316 kph (http://vip.abril.com.br/boa-vida/carros/316849-kmh/). O tempo passa.

Postagens mais visitadas