Caderno 2, 25 anos depois


Essa foto (postada por Lucia Costa no Facebook) é o retrato de um momento único do jornalismo brasileiro. Este é o grupo que em 1986 criou - do nada - o Caderno 2. A idéia desde o começo foi criar um caderno cultural para o jornal O Estado de São Paulo sem qualquer referência anterior. Foi a imaginação no poder, sob a coordenação de Luís Fernando Emediato, com carta branca da direção do Estado.


Lá cabia qualquer coisa - quadrinhos, folhetins, críticas múltiplas, coluna ecológica - era só criar e colocar no papel. Não me lembro dos nomes de todos nessa foto,  mas posso identificar Alberto Villas, Libero Malavoglia, Marcio Antonon, Luisa de Oliveira, Marco Antonio Lacerda, Moacyr Amancio, Vivien Lando, Luis Fernando Emediato, Ricardo Soares, Rene Decol, Juvenal Pereira, Rosangela Petta, Jean-Michel Gauvin, Leonor Amarante, Caio Fernando Abreu e Lucia Costa.


O clima light da foto não tem nada de formal. Os primeiros meses do Caderno 2 foram uma farra para todos nós e nossos cérebros. Ouso dizer que foi a última grande experimentação nos jornalismo cultural brasileiro. E essa foto já tem um quarto de século.

Comentários

Anônimo disse…
Dago
Fui uma espécie de companheiro de viagem, como leitor acompanhei paripasso. Não tenho dúvida alguma que foi , como você disse, ua última grande experimentação do jornaismo cultural brasileiro. O Caderno 2 nada maz fez do que incorporar as conquistas estéticas e conteúdisticas da imprensa alternativa, brasileira e ou internacional.
ab
joão
PS tenho a coleção toda em casa, desta primeira fase.Sabia que aquilo era histórico.
Ricardo Soares disse…
pô que coincidência Dagô!!! e quando eu disse isso ontem pra vc na casa do Juvenal não tinha visto nem o seu post no blog e nem a foto...vou partilhar...aquele abraço!!! feliz por estarmos juntos de novo após 25 anos...
Dagomir Marquezi disse…
É isso aí, meu amigo. São as voltas que a vida dá. Um quarto de século depois dessa foto, 3 de nós trabalhamos juntos de novo...

Postagens mais visitadas