As duas primeiras músicas do meu álbum virtual: Mão Direita e Raça Humana


Comecei minha coleção de músicas no SoundCloud com um single (ou "compacto simples", como se dizia antigamante). Durante a construção deste álbum virtual, em cada uma dessas músicas eu fui letrista, instrumentista, DJ ou produtor. A qualidade técnica varia muito, assim como a musical. Mas são lembranças caras a mim, que sempre pensei em gravar a coletânea num CD e entregar uma cópia a cada amigo e a cada amiga. Agora felizmente as músicas estão online. (E os amigos também). Como num CD, posso no SoundCloud incluir as letras, a ficha técncia e a história dessas canções. As duas primeiras:

Tokyo - "Mão Direita"
Esta música tem uma longa história. Ela começou com uma piada: eu e o Rogério Naccache pensamos na possibilidade de escrever uma canção romântica e apaixonada em homenagem ao chamado "prazer solitário". A letra saiu em pouco mais de meia hora. Ela acabou sendo aproveitada por Marta Suplicy e Mário Prata numa peça musical chamada Conversando Sobre Sexo em 1986. O filho da Marta, Supla, também gostou de Mão Direita e a incluiu (com pequenas adaptações) no LP de estréia da sua banda Tokyo, numa bela versão new-wave. A essa altura o regime militar tinha caído, mas o governo José Sarney resolveu que os jovens não estavam preparados para uma homenagem à masturbação. E Mão Direita com Tokyo virou peça histórica, como a única música proibida pela "Nova República", democrática  e civil. Para ouvir Mão Direita clique aqui.



Lagoa 66 - "Raça Humana"
Eu sempre gostei do Red Hot Chili Peppers, desde o comecinho até o CD Blood Sugar Sex Magic. (Depois eles começaram a abandonar o funk e eu me distanciei). O pessoal do Lagoa 66 estava formando repertório para seus shows e me sugeriram escrever uma versão de The Brothers Cup, do CD Freakey Style. Criei uma letra (sem qualquer relação com a original) refletindo minha visão da época (1987) quando começava a pensar de maneira mais livre e pessoal. Começa falando de reencarnação, passa pelos direitos dos animais. Eu também andava muito envolvido com ufologia, e isso fica claro na última estrofe. Para ouvir Raça Humana, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas