Europa de Trem 2010 - Final


Paris - Barcelona - Zurique - São Paulo


No dia 3 de março eu peguei minha mala, mandei meu au revoir a Paris e fui até a estação Austerlitz. Às 22:30 entrei na minha cabine privada no trem-hotel Elipsos. A reserva no Elipsos foi meu investimento mais caro nessa viagem, uns 110 Euros não incluídos no Eurail Pass. Mas eu queria contar aos leitores do Europa de Trem 2010 a inigualável sensação de se dormir num trem. Além do mais, na hora de fazer o orçamento eu me lembrei que pouparia uma diária de hotel. Jantei a bordo, conheci o carro-bar. E me acomodei na minha aconchegante caminha:



Dormi muito pouco. Li muito ouvindo o som hipnotizante das rodas nos trilhos. Acordei antes das 6, tomei meu café da manhã e às 7 desembarquei na estação de França, em Barcelona. Passei dois dias lá: o primeiro, chuvoso, meio trancado no hotel. E no meu último dia dessa jornada fez um lindo céu azul. Comprei um passe livre do metrô e vi o que deu para ver num dia: a Catedral da Sagrada Família, o parque panorâmico de Montjuic, o Zoo e os quarteirões medievais. A noite terminou com uma espetacular Paella Vegetariana na famosa Rambla.


Na manhã do dia 5 de março, uma sexta-feira, peguei um ônibus para o aeroporto internacional de Barcelona. De lá, segui num Airbus A-319 da Swiss para um lindo salto sobre os Alpes nevados.




Desci no futurista aeroporto de Zurique, onde por muitas agradáveis horas esperei o voo da TAM para São Paulo. Foi, como não podia deixar de ser, uma pessima viagem, espremido num banco por horas de tormento físico e mental. As viagens de trem haviam me deixado muito mal acostumado. Pousei em Cumbica na manhã do dia 6 de março. No dia seguinte eu completaria 57 anos. Me sentia um pouco mais experiente. E mais grato.



Fotos (c) Dagomir Marquezi 2010
O autor viajou a serviço do Guia Europa de Trem, da editora Abril. Apoio: Bergamo Turismo e Eurailpass

Comentários

Anônimo disse…
Dago
Uma pena que acabou.Este "folhetim" estava deveras interessante.
ab
joão
Dagomir Marquezi disse…
João:

Obrigado!

Logo mais vou começar outro contando minha viagem pela Nova Zelândia, há dez anos atrás.

abração

d

Postagens mais visitadas