Europa de Trem 2010 - Capítulo 9


Amsterdam - Den Haag - Delft


Quando cheguei a Amsterdam no dia 24 de fevereiro, eu estava no meio da minha jornada. E pela primeira vez senti o peso do cansaço desses dias todos de adrenalina no sangue e má alimentação.


Para piorar as coisas, choveu sem parar. É uma chuva fria, fina, que parece nunca acabar. Tirei o pé do acelerador. Como já conhecia alguns dos melhores museus da cidade, resolvi desligar o cérebro e me divertir com as esculturas realistas em cera do Madamme Tussaud.




Meus 3 dias em Amsterdam não foram dos mais produtivos, mas aproveitei bem para a reportagem que fazia uma rápida viagem à cidade de Den Haag, aqui conhecida como Haia. É a verdadeira capital do país. De lá, peguei o bonde para a pouco conhecida cidadezinha de Delft.





Delft é uma linda cidade histórica, de enormes igrejas e pequenos cafés e docerias. Seu cidadão mais famoso é o pintor Johannes Vermeer (1632-1675), autor de A Moça do Brinco de Pérola:




A Holanda sempre é um prazer para todos os sentidos, e a vontade era de ficar por lá por mais uma semana, com ou sem chuva. Mas eu tinha uma revista inteira a escrever. Precisava de mais temas. Minha próxima parada: Paris. Mas um acidente na Bélgica resolveu atrapalhar meus planos.

Fotos (c) Dagomir Marquezi 2010
O autor viajou a serviço do Guia Europa de Trem, da editora Abril. Apoio: Bergamo Turismo e Eurailpass

Comentários

Postagens mais visitadas