O Destino Quis Assim, a radionovela da Radio Pirata - Capítulo 1


Este é o primeiro capítulo da radionovela O Destino Quis Assim. Os temas musicais são de Frank Zappa. Todo o elenco é composto por amigos e conhecidos. Os 3 narradores, tiveram carreiras internacionais. Regina Rheda virou escritora nos EUA. Claudio Poles é um diplomata a caminho de Roma. Adilson Nunes seguiu para Paris e virou apresentador dos programas em português da Radio França Internacional.

O capítulo começa com a narração dos três e depois com uma dose fútil de metalinguagem com os autores no balcão de uma lanchonete. Que é chamada às vezes de "Ipsilons" às vezes "Rivijáera". O pianista–governador  Saladim Maluk é uma referência a... vocês sabem quem. O gangster que executa Saladim é interpretado por Paulo Barnabé, irmão do também músico Arrigo. Seu auxiliar – “dããã, chefe!” – é interpretado por Pyr Marcondes, que demonstraria sua versatilidade dramática com vários outros personagens nos capítulos seguintes.


O Monstro de Duas Cabeças surge com um complexo efeito de sonoplastia: dois caras fazendo borbulhas com canudinhos em copos cheios de água junto ao microfone. Pedro Vieira (futuro diretor de TV ) fazia a Cabeça 1, que gritava “Úh!”. Edu Rocha (músico, infelizmente já falecido) fazia a cabeça 2, que gritava “Dá!”. Esta radionovela fazia parte do programa Radio Pirata, levado ao ar em 1982 pela antiga rádio Excelsior FM de São Paulo. 

Era uma peça amadorística e de produção precária - depois não diga que não foi avisado(a)! A Rádio Pirata era uma grande farra de amigos num estúdio profissional de rádio - e tinha sua legião de fãs. Se você conseguir chegar ao fim do capítulo 1... aguarde pelo capítulo 2. 


Comentários

Postagens mais visitadas