O Destino Quis Assim - a Radionovela da Radio Pirata



Lá por 1982 meu amigo Roberto Navarro me convidou a co-produzir um programa de radio com ele. A idéia era fazer um lance absolutamente livre, com um tom de comédia anárquica e muito rock, o que na época era meio tabú nas radios brasileiras. Era também um momento de devoção criativa ao mestre que o Navarro me ensinou a cultuar, Frank Zappa.

Foi assim que nasceu o programa Radio Pirata. Toda quarta feira a gente comparecia no estúdio da antiga rádio Excelsior FM (hoje CBN-São Paulo) no centro de São Paulo. A dupla levava um roteiro básico e alguns “LPs” para serem tocados entre um quadro e outro. Sempre tivemos total liberdade e apoio dos diretores artísticos da Excelsior - primeiro Mauricio Kubrusly, depois o Boninho.


Chegou um momento em que o número de convidados cresceu demais e nos perguntamos: por que não uma radionovela? Assim surgiu O Destino Quis Assim, a primeira (e única) radionovela lisérgica do rádio brasileiro. O elenco era composto por nossos amigos e amigas, e às vezes o estúdio virava uma festa meio fora de controle. A novela era uma mistura de filmes de monstro, romance barato, ficção científica, cenas de orgia, referências cruzadas, piadas internas, “zappianismos”, espionagem internacional, e humor de porno-chanchada. Era bastante amadorística mas contava com com o profissionalismo do sonoplasta Carlinhos e a eventual participação dos locutores oficiais da casa.



Não é nenhuma obra prima da dramaturgia radiofônica. Parece mais uma farra entre amigos do que uma produção profissional. Mas o que você espera de uma novela que tinha como lema a frase “maluco unido jamais será vencido”? (PS – para chegar até aqui, o som originalmente gravado em fita “de rolo” passou para uma fita cassete, que passou para um minidisc, que passou para um arquivo Windows Media, que passou por ajustes num CD para depois virar arquivo MP3 320. Portanto, perdoe nossas limitações técnicas...)


Comentários

Anônimo disse…
Realmente blog informativo aqui meu amigo. Eu só queria comentar e dizer que manter a qualidade do trabalho. Eu tenho bookmarked seu blog só agora e eu vou voltar para ler mais no futuro, meu amigo! Ainda bem escolhidas cores sobre o tema que vai bem com o blog na minha modesta opinião:)

Postagens mais visitadas