Gênesis



No início, foi o TK-85. Meu primeiro computador. Veio antes do TK90X, exibido nessa propaganda publicada na revista Veja em 1985. Era isso - um tecladinho de borracha mole conectada à TV. O TK-85 gerava imagens  em preto e branco. Não tinha programas. Memória de 8 kbytes. Você tinha que programar o que quisesse fazer com ele através de linguagem BASIC. Era tosco, mas graças ao TK-85, eu nunca tive medo de computador.  O TK-90X anunciado pela publicidade era chamado de o único software machine fabricado no Brasil (pela Microdigital).  Já existiam "mais 100 programas" para o usuário do micro.  Ele vinha em duas versões: 16 kb e 48 kb de memória. A imagem, de "alta resolução gráfica", com 8 cores. O preço? 1.749.850 de Cruzeiros.

Comentários

Unknown disse…
Oi Dagomir,
em relação ao preço do TK 90X, imagine que em 1986 eu vendi um Fiat 147 (usadinho) e com o dinheiro eu comprei um MSX da Gradiente. Eu tinha 22 anos e queria surfar na onda da informática. Tudo pela paixão...
Abraços,
Jefferson Jaques
Rodrigo Zotelli disse…
Dagomir,
eu tive, ou melhor, ainda tenho um TK2000, também da Microdigital. Pena que o coitado não funciona mais. Era o máximo ficar programando em Basic, gravar tudo em uma fita cassete e torcer para conseguir carregar depois o programa. Foi o meu primeiro contato com o micro pessoal.
Abraço!
Rodrigo Zotelli
Dagomir Marquezi disse…
Jefferson: um Fiat por um computador... quem diria hein? Rodrigo: você não poderia me mandar uma foto desse TK 2000? Abraços
d

Postagens mais visitadas