Animais e religião

O pastor Michelson Borges escreveu um post no seu  blog Outra Leitura sobre a relação entre sua religião (adventista)  e os direitos dos animais. (O post foi reproduzido na íntegra no blog Paz na Tempestade, do também adventista pastor João Claudio Chaguri). Michelson Borges transcreve em boa parte um artigo que eu escrevi para a SuperInteressante sobre o supremo desrespeito que o homens costumam dedicar aos outros animais. Os dois pastores são criacionistas, ou sejam, defendem uma leitura mais literal da Bíblia. Só discordo de uma frase no post do pastor Michelson Borges. É quando ele diz que meu artigo trás palavras "sem motivação religiosa". Na verdade eu sou religioso - espírita kardecista. E no fundo tudo o que eu faço tem uma "motivação religiosa". Na minha concepção, todas as minhas atividades fazem parte de um processo espiritual evolutivo, mesmo que desligada de rituais ou aspectos doutrinários. Fora isso, fiquei muito contente em ver que a questão animal está chegando a novas fronteiras e despertando debates que não existiam até agora.  Espero que todas as correntes religiosas entendam que animais devem ser acima de tudo respeitados - e não massacrados em macumbas, rituais muçulmanos, budistas ou mesmo no Dia de Ação de Graças. Espero que os (outros) animais só ajudem os homens a se entenderem mais através de suas crenças.

Comentários

Michel Ribeiro disse…
O Sr Michelson Borges diz o seguinte: "também podemos tomar atitudes como comprar apenas ovos caipiras, produzidos por galinhas criadas soltas..." Como se ovos caipiras não fossem vida animal. rsrs

Abraços!
Ricardo Lemos disse…
Acredito que o Michelson tenha sido infeliz em seu comentário sobre você ser sem motivação religiosa, mas convenhamos que alguém que acredita em Deus escrever uma matéria para uma revista que tenta "matar" Deus constantemente ou torna seu seguidor o pior religioso que eu já vi, ou um contraditório indiferente, e só isso já desacredita você amigão!
Não sou Adventista do Sétimo Dia, mas sou um cristão. Sua matéria seria bem mais aceita em outra revista meu amigo, porque hoje em dia muitas pessoas que compram a Superinterressante, ou são cristãos tentando se defender, ou são pessoas de outras religiões buscando argumentos contra cristãos!
Ps: Religião a parte, sua matéria está ótima! (Não comprei a revista, mas li no blog do Michelson, provando minha tese!)
Abraço Amigo!
Dagomir Marquezi disse…
Obrigado, Ricardo! Eu sou um escritor freelance e escrevo minhas matérias sem me preocupar muito com suas linhas editoriais. Infelizmente acho que a questão não se limita à SuperInteressante. Vivemos um período de trevas espirituais... abração!

Postagens mais visitadas