Tzubra-Tzuma - Parte 1

Atibaia SP
No ano de 1982 eu já tinha trabalhado em parceria com o grande Flávio Del Carlo em dois curta-metragens: Paulicéia e O Grotão.  Nesse tempo a gente morava juntos (numa "república" onde todo mundo já estava formado. Decidimos partir para uma animação parodiando velhos filmes de ficção científica.

A primeiera versão do roteiro começava com um herói (tipo Flash Gordon) partindo em sua nave rumo a outro planeta. A partir daí a história reproduzia todos clichês esquerdistas de "povos explorados se libertando da opressão imperiaslista". No meio do caminho nossos muros de Berlim desabaram e mudamos radicalmente a concepção do curta. Sua primeira parte continuaria sendo uma viagem de um herói espacial, mas dessa vez num universo de símbolos mitológicos e miragens psicodélicas. Com seus limitadíssimos recursos, o Flávio fez milagres em matéria efeitos especiais - como reproduzir um buraco negro num liquidificador. 

Num delírio de meta linguagem, a nave entra nesse buraco negro e sai pelo visor da câmera que o filma. Dá uma volta pela sala de nossa casa-estúdio da rua André Dreifuss e mergulha num desenho sobre uma prancheta... Mas isso já é assunto para a segunda parte. A  primeira está aqui:

Comentários

Postagens mais visitadas