Besteira 2

Embalado pelo editor de legendas do YouTube, legendei um clipe do Lagoa 66 gravad0 na RTC em São Paulo em 1989. É uma apresentação ao vivo num programa apresentado pelo Kid Vinil. O Lagoa está incompleto - o baterista Leonardo Giordani foi substituído por uma bateria eletrônica . Eu tinha colocado neste blog outra versão desta música em agosto, mas acho que esta aqui está mais interessante (apesar da ausência do Leonardo).

Eu basicamente escrevi a letra. Ela chegou a ser descrita como "fascista" por um homem da imprensa. A letra é realmente muito provocativa. Foi escrita numa época - 1989 - em que os cadernos de cultura estavam repetitivos ao extremo, despejando clichês sem sentido em nossas cabeças.  Juntei alguns desses clichês e chamei tudo de "besteira". Hoje eu não faria a mesma coisa. 

Mas eu tenho orgulho de Besteira. Foi um desabafo contra uma situação que não só continua existindo como parece estar cada vez mais forte. Estamos hoje submetidos a um controle baseado na "correção política" (ou "racial", ou "social", ou "sexual", etc) que ajudou até certo ponto a impor um respeito em questões delicadas. Mas que parece cada vez mais um - isto sim - fascismo do século 21.

Aqui vai a nova versão de Besteira, desta vez legendada. Afinal, não é todo dia que você ouve um rap com "Schoppenhauer" e "concepção dialética" na letra... 

Comentários

Postagens mais visitadas