Celacanto provoca maremoto

Sabe aquela história de ver "sua vida passando em frente aos seus olhos"? É o que tem acontecido cada vez que eu pego uma velha fita VHS e a copio em DVD. Estou agora gravando o lendário National Kid Contra os Seres Abissais. Seu primeiro episódio marcou a ferro a memória de toda uma geração que era criança no começo dos anos 1960.

Nesta série, os pequenos agentes secretos se envolvem com pesquisas submarinas. No museu biológico de Tokyo, descobrem um exemplar do pré-histórico celacanto, o grande peixe da costa leste africana, dado como extinto. Os japonesinhos de calças curtas são ameaçados pelo doutor Sanata misterioso oceanógrafo de cabelos brancos e monóculo escuro com uma correntinha lateral.

O sinistro oceanólogo grisalho dá um conselho aos garotos. "Não se aventurem nas profundezas dos oceanos. O celacanto quando se enfurece emite grandes ondas de ódio". Eu fui um dos meninos da minha geração que nunca mais esqueceu as palavras em eco do doutor Sanata: "Celacanto provoca maremoto... celacanto provoca maremoto..." Foi a pixação mais popular do Brasil nos anos 70.

Comentários

Postagens mais visitadas