Meu filme # 1717: The Bitter Tea of General Yen

Sim, estou meio viciado em velhos filmes. Quero conhecer melhor a fase clássica de Hollywood. Calculei que 85 por cento dos filmes que assisti são da década de 1960 para frente.

The Bitter Tea of General Tea provocou polêmica na época do seu lançamento em 1933. E até hoje dá para sentir a ousadia de seu tema. A história (de Grace Zaring Stone com roteiro de Edward Paramore) é bastante simples. Mas o diretor Frank Capra é um monumento da história do cinema e sabe valorizar cada pequeno detalhe.
Megan (Barbara Stanwyck) viaja para Xangai com o propósito de se casar com seu noivo, um missionário. Mas a China vive uma grande guerra civil, e no meio da cerimônia eles correm para salvar as crianças de um orfanato. Na volta, são engolidos pelo caos nas ruas. Megan cai desacordada.
Quando desperta, é "hóspede" do general Yen, um dos lideres em conflito na guerra civil. Yen (Nils Asther) é um militar frio, calculista e impiedoso. Mas sabe conquistar uma mulher. Megan passa uma semana com ele na dúvida entre se entregar ao misterioso chinês ou voltar para seu noivo em Xangai. O clima de erotismo (estamos em 1933!) é reforçado por Mi, uma espécie de escrava a serviço de Yen.
O Último Chá do General Yen ("The Bitter Tea of General Yen", 1933) - DVD Columbia - 88 minutos - Som Dolby - Tela Standard

Comentários

Postagens mais visitadas