Até a última gota

Aqui está um depoimento claro e objetivo sobre o crime cometido contra todos nós, pagadores de impostos. Vale a pena ouvir o depoimento em vídeo.

01/03/2007 - 18h02

Carga tributária brasileira
é assassina, diz Lucia Hippolito


Da redação

Carga tributária recorde. No ano passado, o brasileiro pagou 38,8% do PIB só de impostos. O crescimento em relação ao ano anterior foi de quase um ponto percentual e esse triste recorde sai um dia depois da divulgação de um crescimento econômico nada estimulante: 2,9% em 2006.
"O imposto é o substrato da cidadania", diz Lucia Hippolito. "Se você paga, você pode reclamar, tem direito de receber em troca serviços", completa a colunista, que sob esse ponto de vista informa que temos a mais alta carga tributária do mundo porque recebemos de volta serviços abaixo do mínimo."E mais: uma boa faixa da população é bitributada porque paga um imposto enorme e não tem escola, então tem que levar o filho para a particular; não tem segurança, compra segurança particular; não tem saúde, paga plano de saúde", lembra Lucia. "A carga tributária brasileira é assassina, a pior, a mais perversa. Pagamos imposto sueco e recebemos serviços africanos."
A cientista política também destaca que por causa da concentração excessiva dos impostos nas mãos do governo federal dá para compreender que não só a classe média e os pagadores de impostos estão estrangulados, mas também Estados e municípios. "Ela suga e não distribui."Lucia afirma que é muito mais fácil criar impostos do que fazer a tão falada reforma tributária. "Tentar rediscutir o pacto federativo, sentar com governadores, essa é a hora que a liderança de um presidente da República faz muita falta. Não adianta dizer que a parte do governo federal foi feita. É preciso que o presidente lidere politicamente essa discussão porque ela é séria demais para ser deixada na mão de secretários de fazenda estaduais."

Comentários

Postagens mais visitadas