O Império do Automóvel - 2

O chocante vídeo no post abaixo nem foi filmado no Brasil. Parece uma avenida na França. E que diferença isso faz? Essa cena acontece todos os dias, todas as horas, em grandes e pequenas cidades brasileiras.

Se você assistiu o video até o fim, viu como funciona a coisa. O sinal está vermelho, todo mundo parou. O pedestre está atravessando na faixa. Aí, vem o espertinho. O sinal vermelho é para os outros. Ele bate num carro que estava no sinal verde. O qual, por sua vez, acerta o pedestre.

O Brasil mistura dois problemas graves: falta de educação no trânsito, e a ausência de controle. Como no videozinho abaixo, a maioria, mesmo dirigindo mal, obedece às normas básicas de trânsito. Basta um para provocar a catástrofe. E uma cena dessas é considerada "um acidente". E, você sabe, "acidentes acontecem".

Eu tive durante mais de um ano uma coluna na revista Quatro Rodas falando exatamente desses marginais do volante, causadores de desgraças. Eu era, claro, um estranho na pista. Na mais importante revista automobilística do país, lá estava eu (com o pseudônimo "Justiceiro") defendendo pedestres. Foi um ato de coragem da direção da revista (Alfredo Ogawa e Sergio Berezowsky). Eles bancaram uma proposta ousada, e ela durou o que deu para durar.

Eu já vi dois garotos de 18 anos sendo enterrados por causa de "acidentes" de trânsito. Cansei de ver gente atropelada, com os ossos grudados por pino metálicos, andando em cadeiras de roda porque passaram na frente de algum espertinho do volante. Deveria ser uma questão prioritária no Brasil. Sendo prioritária, quem se importa com ela?

Comentários

Anônimo disse…
É verdade. No Brasil muitas coisas importantes são ignoradas. Às vezes dá até vergonha viver num país desse, em que ninguém se importa com nada.

Postagens mais visitadas