Meu filme # 1705: Gunga Din

Minha busca pelos tesouros perdidos no tempo chega a Gunga Din. O filme é de 1939 e era para ser dirigido por Howard Hawks, que foi sbstituido por George Stevens. Escrito por Joel Sayre e Fred Guiol, baseado num poema de Rudyard Kipling. Um monte de gente colaborou nesse roteiro, incluindo Ben Hecht e William Falkner.

A história gira em torno de quatro amigos que servem o exército britânico na India e que combatem um grupo de assassinos devotos da deusa Khali. A sequência em que Cary Grant e Sam Jafee penetram numa sinistra cerimônia dos thugs foi copiada quase literalmente por Steven Spielberg em Indiana Jones e o Templo da Perdição.

Gunga Din é um filme racista? Um pouquinho. Colonialista? De certa forma. E que filmaço! A sequencia em que os vilões observam do alto do templo a movimentação das tropas britânicas lá embaixo é inesquecível. E qualquer filme com Cary Grant é um prazer de se assistir.

Comentários

Anônimo disse…
Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

Postagens mais visitadas